Crystal Fighters @ Paradise Garage

Crystal Fighters @ Paradise Garage

Crystal Fighters
Kid Simius
Kid Simius

Os cristais têm sido uma fonte de fascínio desde tempos neolíticos. Tal era o profundo fascínio por eles, que alguns povos antigos os usavam como símbolos nas suas lendas e mitos,  na cura de algumas doenças e na procura do equilíbrio físico, vital, emocional, mental e espiritual. Acredita-se também que os cristais eram muito utilizados no suposto, e  extinto, continente da Atlântida, onde eram ferramentas básicas em todas as áreas da sociedade, desde construções de casas até curas espirituais. Nos tempos atuais usamos outros tipos de cristais, e neste dia, os Crystal Fighters chegaram ao Paradise Garage para fazer as limpezas aos nossos chakras, recarregar as nossas baterias e harmonizar por alguns momentos o nosso mundo. A incerteza e a inquietação estavam muito presentes neste dia. Seria a primeira vez que ia ver um concerto no Paradise Garage e assistir a um concerto dos Crystal Fighters. Como será a sala de espectáculos? Será que vai ficar muito cheio? As músicas serão muito diferentes ao vivo? Eram algumas das questões que tinha na cabeça até começar a primeira parte do concerto.Primeiramente pensava que era o El Guincho que ia abrir (artista que teve presente no Milhões de Festa este ano, no mesmo festival que já recebeu os Crystal Fighters em 2010), mas rapidamente me apercebi-me que era um projeto chamado Kid Simius. E quando dois rapazes começaram a fazer a sua magia, ninguém percebeu o que se passava ali. Parecia que o after estava a acontecer antes do concerto principal. O que ouvíamos não tinha uma linha coerente. Pelo o que está escrito no seu facebook, o que ouvíamos naquela sala tem o nome de "surf n‘ bass". Acho que podemos chamar de uma electrónica com alma rock n´roll e fundo hip-hop. Com isto, Simius rasga todos os estereotípios da pen da música electrónica e mostra que com arsenal de hardwares, sintetizadores, melódica, guitarra eléctrica, uma gama de pedais e alguns extras pudesse meter qualquer pessoa a dançar, seja como banda de abertura, banda principal ou banda de after. Foi uma entrada em gigante!

Depois desta bomba atómica de sons no começo da noite, só faltava uma coisa. A sala já estava cheia, mas com a hora da verdade quase a chegar, já não havia espaço para ninguém. O Paradise estava mesmo preenchido.

Crystal Fighters
Crystal Fighters
setlist003-724x1024.jpg

Depois de alguns minutos de espera, os cristais entram em palco e começa a haver uma troca de energia entre o público e a banda. Com Follow, Yellow Sun e LA Calling como as três primeiras músicas do alinhamento, já percebemos que esta noite seria, pelo menos, nostálgica. E foi o que aconteceu. Tivemos o prazer de ouvir as nossas músicas favoritas seja de que álbum dos Crystal Fighters for. Star Of Love, Cave Rave e, o novo álbum, Everything Is My Family tiveram sempre presentes. Desde All Night ao Love Natural e, sem esquecer, a I Love London, estes foram os pontos altos da noite, com o público quase a criar um buraco no chão com tanto salto e dança Obviamente toda a gente fez o trabalho de casa e as letras estavam na ponta da língua. Mas houve um momento especial onde o público teve que dar as mãos a quem estivesse ao seu lado. Vimos uma miniatura de um mundo sem descriminação e com paz naquela sala e é isso que a música dos Crystal Fighters traz ao mundo: felicidade, união e amor. Depois do concerto apanhamos o comboio e antes de chegarmos a casa, ainda houve uma paragem de "emergência" numa roulotte ao pé da praia de Carcavelos. Ainda com o nível de alegria e felicidade no máximo, descobrimos que já bandas de rock foram parar aquela roulotte depois dos seus concertos. Nós sabemos o que fazemos. E podemos dizer outra coisa muito boa acerca desta pequena surpresa. Tudo é bom, especialmente o hambúrguer e o cachorro quente. No final da noite todo o nosso corpo estava limpo de más vibrações e percebemos que não é a politica, religião e guerra que trazem a paz e felicidade ao mundo. A música, essa sim, é a melhor arma para combater alguns dos piores males que existem neste mundo.   P.S: Abram mais roulottes em locais inesperados, que isso sim, também, rebenta com o nível de felicidade de qualquer ser humano.

texto: Gonçalo Morgado || fotos: Ana Viotti   

Crystal Castles @ Paradise Garage

Crystal Castles @ Paradise Garage

Spring Toast BONENKAI 忘年会 2

Spring Toast BONENKAI 忘年会 2